O que é e como funciona
Para vocês que são nossos apoiadores, gostaríamos de esclarecer alguns questionamentos que irão pairar em suas mentes, não importando se você é experiente ou leigo no mercado de criptomoedas e moedas digitais.
Provavelmente já deve ter ouvido falar no termo ICO.
A sigla ICO, significa Initial Coin Offering, em um bom português, oferta inicial de moedas.
É como se fosse uma espécie de IPO (sigla para “initial public offering”, ou “oferta pública inicial” em português, que representa a primeira vez que uma empresa receberá novos sócios realizando uma oferta de ações ao mercado, se tornando uma companhia de capital aberto com papéis negociados no pregão da Bolsa de Valores.) só que no mundo de criptomoedas.
ICO é um meio não regulamentado, porém, fiscalizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), pelo qual um novo empreendimento, projeto de criptomoeda ou empresa tenta angariar fundos através de captação pública de recursos, para a realização de um projeto.
A You Air prevê que o uso das moedas digitais será mais democrático nos próximos anos.
Muito se tem falado sobre as criptomoedas ou “criptoativos” no Brasil, mas pouco se explica sobre o uso delas no dia a dia dentro do varejo.
As vantagens do uso das moedas digitais vêm sendo exploradas pelos principais especialistas da economia global e podem trazer benefícios tanto para o consumidor quanto para o varejista.
A tendência é que seu uso seja promissor para os próximos anos, tão logo na aviação civil.
As criptomoedas e tokens se apresentam como uma opção digital mais fácil e segura na vida das pessoas.
Isso vai ao encontro do novo consumidor que temos hoje, cada vez mais “phygital” (integração entre o mundo físico com o mundo digital) e ávido pelo uso digital no hábito de se usar em bens e serviços.
Apesar do conceito já ser bastante disseminado, muita gente ainda não sabe como funcionam as criptomoedas, vamos dar aqui uma ligeira informação de como a You Air irá utilizar esses recursos.
Muitos consumidores ainda não sabem que o mundo dessas criptomoedas vai além da existência do Bitcoin.
O conceito é bem simples, são moedas digitais que não existem no ambiente físico, elas têm como função facilitar o processo fora dos bancos, além de melhorar a segurança na troca dos ativos financeiros.
O Bitcoin é muito falado porque ele foi a primeira criptomoeda a surgir no mercado, por isso se consagrou como a mais conhecida delas, e que existem mais de cinco mil moedas digitais no mercado e para cada país há uma legislação diferente para o uso delas.
No Brasil, são consideradas como “bens”, o que implica a cobrança de imposto de renda sobre o valor informado na declaração anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
Os criptoativos são ativos digitais que permitem o funcionamento de um meio eletrônico de pagamento de forma direta, com menos intermediários.
Para facilitar o entendimento, é só pensar no uso das moedas de forma semelhante ao dinheiro físico.
As criptomoedas, em sua essência, lembram uma transação em dinheiro em espécie, onde o consumidor entrega uma determinada quantia e o varejista dá o serviço ou produto, como uma forma de pagamento.
Vamos usar o Bitcoin para se dar um exemplo, explicando como ele pode ser usado. Para fazer transações, as pessoas alocam as moedas em wallets (carteiras digitais). As trocas são feitas de forma digital, transferidas de uma pessoa para a outra sem o intermédio de um banco e para transferir, é necessário usar um código, chamado de endereço BTS, que pode ser convertido para um QR Code.
No varejo digital, o processo acaba sendo o mesmo.
Para a nossa empresa que estará utilizando essa tecnologia como meio de pagamento, bastará realizar a transação.
Quais serão as vantagens para nossos futuros assinantes?
Ainda que o uso das criptomoedas e tokens não sejam tão comuns no varejo, essa prática irá se tornar mais frequente nos próximos anos, impulsionada pelas mudanças tecnológicas nos hábitos do consumidor.
Um dos principais motivos está relacionado à burocracia e às taxas de meios de pagamento mais comuns, como a do cartão de crédito, em todas as transações do varejo, são inúmeros intermediários de pagamentos que encarecem e burocratizam as transações, como por exemplo, no caso das maquininhas.
Hoje, os varejistas lidam com altas taxas sob outros meios de pagamento.
O cartão de crédito, por exemplo, aplica taxas que variam entre 4% e 6%. Ainda assim, lidera no país como sendo o meio mais utilizado, sendo usado por 98,3% das lojas digitais.
Ao compararmos as taxas que podem ser aplicadas no uso do cartão, talvez as criptomoedas e os tokens sejam uma boa alternativa de complementaridade. Porém, ainda não chegamos ao estágio de adoção em massa e a substituição total ainda não é uma realidade.
Outra vantagem está relacionada também à segurança das transações. O varejista tem o controle do chargeback, isso é muito importante no combate a fraudes, onde gateways acabam punindo o varejista, efetuando chargebacks indevidos.
O uso das criptomoedas e tokens pela You Air será a nossa estratégia de marketing captativa.
Hoje, a principal vantagem para nós, está no marketing, em poder atrair consumidores para o nosso negócio, pois o público de criptomoeda é bastante entusiasta.
A vantagem está principalmente relacionada aos novos hábitos do consumidor. Nos dias de hoje, há mais demanda para a presença digital no consumo do dia a dia.
Além disso, por se tratar de um meio de pagamento bastante seguro, o uso das moedas digitais também se apresenta como alternativa relevante para o mercado da aviação civil.
As transações com criptoativos são abertas e ficam disponíveis em uma espécie de livro razão eletrônico, chamado blockchain.
É um ambiente mais confiável do que o modelo atual, em que as transações ficam sob controle de um ou mais intermediários.
Embora o uso delas esteja limitado às poucos usuários, nós acreditamos que as moedas serão, em breve, mais democratizadas. Não são muitas as pessoas no mundo que possuem contato com o “bitcoin” e outras moedas digitais, ainda tem muito o que crescer e conquistar.
Acreditamos que a confiança das criptomoedas será conquistada aos poucos.
Para nós, o fato de a Paypal ter lançado seu produto de pagamentos e custódia de criptomoedas, democratizando o acesso em todo o mundo, trará novas perspectivas aos consumidores e aos nossos futuros assinantes.
O mercado tem se movimentado em outros segmentos, exemplificando também o potencial das criptomoedas e moedas digitais.
A VISA lançou um cartão que faz conversão direta de criptomoedas para dinheiro, que será utilizado em 70 milhões de estabelecimentos por todo o mundo, incluindo a aviação civil no Brasil.
Bancos digitais e fintechs já estão pensando em lançar soluções com cashback em criptomoedas.
Os novos números reforçam a tendência global em pagamentos por criptomoedas e podem gerar novos comportamentos de consumo.
Atrelado ao crescente processo de digitalização e uso de serviços no ambiente online, as criptomoedas e as moedas digitais têm um alto poder de impulsionar novos comportamentos de consumo, se olharmos o avanço do metaverso nas estratégias de diferentes marcas em vários segmentos e o seu potencial para a popularização das criptomoedas.
Mais da metade da população adulta brasileira enxerga no futuro as criptomoedas como uma reserva de valor e meio de pagamentos, principalmente em viagens aéreas, sendo que 26% da população brasileira entre 18 e 60 anos, operaram com criptomoedas nos últimos seis meses.
Um em cada seis investidores de criptomoedas no país já destinam mais de 90% de seu portfólio de investimentos em criptos.
Com as novas gerações de consumidores utilizando cada vez mais o ambiente online, o uso das criptomoedas e tokens, sem dúvida, tende a crescer ainda mais no futuro e impulsionará cada vez mais a aviação civil no Brasil.
Nós da You Air, acreditamos que essa será a principal forma de transação já a partir de 2.023.